Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]





calendário

Outubro 2015

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Pesquisar

 



Links

Ministério da Saúde

Medicina Dentária no Moçambique

Blogs do Moçambique


subscrever feeds




Os implantes evoluiram e hoje possibilitam:

Domingo, 25.10.15

tiposimp.jpg

 



1) Reabilitações Unitárias:

Quando existe a perda de apenas um dente. Neste caso o implante dentário, que é um pilar de titânio (material biocompatível), é implantado no tecido ósseo maxilar e irá realizar a função da raiz natural dos dentes.

Atualmente conseguimos devolver na grande maioria dos casos a função e a estética na região onde o dente foi perdido.

O resultado é melhor quanto mais próximo o momento da implantação em relação ao tempo de perda do dente, assim como à permanência da integridade óssea de suporte do dente extraído.

Realizada a cirurgia dos implantes ( na grande maioria dos casos, exceto carga imediata) eles devem permanecer inativos dentro do tecido ósseo para que haja a união superficial do implante com o osso (osseointegração).

2) Reabilitações Múltiplas - Ponte fixa:

Neste tipo de reabilitação há a necessidade de serem implantados um maior número de implantes.

O correto seria que houvesse um implante para cada dente perdido, porém é possível fazer uma espécie de ponte sobre os implantes com coroas protéticas a fim de diminuir os custos do tratamento. Entretanto, neste caso a sobrevida do tratamento também é diminuida. Os implantes são diferentes para cada caso, tanto em design, marca, quanto em custo.
Cabe ao especialista capacitado escolher o implante certo para o seu caso.
Quando a perda dos dentes é completa e o paciente usa um "dentadura", ele pode receber três tipos de tratamento: Overdenture, Protocolo Branemark e Prótese total fixa.

 3) Reabilitações Múltiplas - Overdenture:

Para um indivíduo que perdeu todos os dentes esta é a opção de menor custo, entretanto é uma prótese que requer uma manutenção trimestral, tornando-a de valor igual ou superior às demais ao longo prazo.

A overdenture é composta de uma barra metálica fixa que une os implantes, e sobre essa barra, através de "clipes" ou encaixes específicos, uma prótese total semelhante a uma dentadura é encaixada. Esses clipes sofem desgaste, pois possibilitam a remoção para a higiene e nova inserção da prótese. Os clipes depois de gastos necessitam serem trocados, essas trocas são frequêntes e são necessárias para que a prótese volte a ficar firme. Esse tipo de prótese gera um custo de manutenção à cada troca de clipes, que ocorre aproximadamente a cada três meses.

Com a overdenture conseguimos devolver firmeza na mastigação, estética e ela é muito favorável à higienização uma vez que pode ser removida, higienizada e fixada pelo próprio paciente.

 4) Reabilitações Múltiplas - Protocolo Branemark:

Uma ampla prótese acrílica é parafusada aos implantes dentários através de uma barra metálica no seu interior que compõe a prótese protocolo. Diferente da overdenture, esta prótese não é removível, ele fica retida e fixada aos implantes. Ela proporciona a reabilitação oral, devolvendo função e estética, principalmente em casos de perda óssea mais severos onde parte do tecido ósseo de suporte foi perdido. Entretando ela necessita de maiores cuidados na sua higienização. Por não ser removível a sua limpeza é mais complexa e deve ser realizada com dispositivos especiais como escovas interdentais, unitufo, waterpeak e passa fio, alé de profilaxias frequêntes empregadas pelo cirurgião dentista capacitado.

Nos caos onde a protocolo é aplicada, o fato do paciente ter uma perda considerável de tecido ósseo faz com que a barra metálica fique no fundo da boca, podendo ser na maxila ou na mandíbula, onde ela é presa, e quando o paciente sorri o lábio não permite sua visualização, tornando a estética favorável ao sorriso.

 5) Reabilitações Múltiplas - Ponte fixa de porcelana:

Quando o paciente perdeu todos os dentes, entretanto o tecido ósseo que suportava os dentes (osso alveolar) não foi perdido com as extrações ou absorvido pelo proprio organismo por diversas causas, a prótese multipla de porcelana pode ser aplicada.
Esse tipo de prótese oferece uma grande estética devido ao brilho e ao polimento superficial proporcionado pela porcelana. A durabilidade e a resistência à abrasão no processo de mastigação é muito maior. Como desvantagem essa prótese oferece o custo que é muito mais elevado quando comparado às próteses confeccionadas à base de resina acrílica, como a overdenture ou a protocolo.

"Para ter uma boa saúde geral, visite seu Médico Dentista regularmente"

Autoria e outros dados (tags, etc)

Registre-se na 1000expert


Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.