Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]





calendário

Janeiro 2016

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31

Pesquisar

 



Links

Ministério da Saúde

Medicina Dentária no Moçambique

Blogs do Moçambique





Biofilme Dental

Sexta-feira, 15.01.16

biofilme.jpg

 



É a Comunidade microbiana que se forma sobre os dentes e outras superfícies não-renováveis presentes na cavidade bucal (implantes, coroa unitária ,aparelho ortodontico). Apresenta metabolismo próprio, e sistema de informação incipiente, sendo capazes de troca de informação entre as colônias.

Divisão Topográfica do Biofilme

- Biofilme Aderido : É o que está em contato com o dente, pode ser resposável pela cárie radicular.

- Biofilme não-Aderido : É o biofilme que está em contato com o tecido mole. Este pode ser responsável pela doença periodontal.O glicocálix transforma todo o conjunto de microorganismos numa colônia com alta tensão superficial que impedem que produtos entrem para matar os mesmos. Quando algum produto consegue entrar, ele é metabolizado, os microorganismos se modificam geneticamente e a informação é passada para as outras colônias.

Lembrar que os estágios da formação do biofilme dental são quatro : Formação da Película, Colonização Primária, Colonização Secundária e Maturação.

Estrutura do Biofilme Dental

Apresenta formato de cogumelo e orifícios que permitem uma circulação incipiente. O líquido que corre entre esses orifícios se chama biofilme planctônico, contem proteínas e microorganismos.

- Quorum sensing : Capacidade de comunicação entre os microorganismos entre si e de colônias diferentes.Composição do Biofilme Dental

- Supragengival – Coloração esbranquiçada,se forma acima da gengiva. Capaz de causar apenas gengivite É formada por cocos e bastonetes G+.Pode se tornar subgengival.

- Subgengival – Coloração amarronzada, é composto por bastonetes anaeróbios G-, pode causar periodontite.

O Biofilme representam o método preferido para muitas , senão a maioria das bactérias. A principal vantagem e a proteção que o biofilme propicia para a espécie colonizadora contra microorganismos competitivos, de fatores ambientais e de substâncias potencialmente tóxicas no meio.(Lindhe et al, 2003)

Constituintes do Biofilme

- Película Adquirida – Compostos glicoproteicos, anticorpos e colonização bacteriana.
- Matriz Microbiana ( circulação incipiente) - Estrutura de reservatório para armazenar energia ou ajudar na retenção.
- Microorganismos – corresponde a 75% do peso do biofilme.

Biofilme Cariogênico
-Aeróbio / G + / Metaboliza Açúcar/ Acidogênico e Acidúrico

Biofilme Periodonto-patogênico
-Anaeróbio/G-/Metaboliza proteínas provenientes dos tecidos

Após a maturação, o biofilme possui uma capacidade de agressão e o organismo começa a se defender, se a agressão for maior do que defesa, tem-se iniciado o processo da doença. Os primeiros relatos da doença periodontal datam de 3600 a.C , mas só em 1965 sua etiologia ficou esclarecida.

"Para ter uma boa saúde geral, visite seu Médico Dentista regularmente"

Autoria e outros dados (tags, etc)

Registre-se na 1000expert