Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]





calendário

Abril 2010

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930

Pesquisar

 



Links

Ministério da Saúde

Medicina Dentária no Moçambique

Blogs do Moçambique





Cárie Dentária

Terça-feira, 27.04.10


O QUE É?

As cáries são fissuras que ocorrem nos dentes devido à erosão causada por ácidos em deterioração dos alimentos.
A parte externa dos dentes é coberto por uma camada dura de esmalte, enquanto o interior é macio, contém nervos e vasos sanguíneos.

Quando a decomposição afeta o nervo pode sentir dor e pode até perder o dente afectado.
Cárie é uma das doenças mais comuns que afetam mais de 90% da população em geral.

Tipos de Cavidades

Cárie de superfície lisa são os de desenvolvimento mais lento, é evitável e reversível do tipo. Ela começa com uma mancha branca onde as bactérias dissolvem o cálcio no esmalte. Eles são mais comuns entre 20 e 30 anos de idade.

Buracos e fissuras cárie ocorre em torno de 10 anos, em dentes permanentes. Normalmente forma nas ranhuras estreitas de superfícies de mastigação dos molares ao lado da bochecha. Este tipo de cárie progride rapidamente.

Cáries de raiz são apresentados na camada de tecido ósseo que cobre a raiz, a exposição à recessão gengival. Após a idosos e de meia idade. Eles são produzidos pela dificuldade de limpeza nas seguintes áreas e elevado teor de açúcar nos alimentos.

Cárie em esmalte é lento, mas depois de entrar a segunda camada do dente, mais suave e menos resistente chamado dentina, está se espalhando rapidamente.

CAUSAS

      
    * Falta de higiene oral
    * Comer alimentos açucarados freqüentes

A cárie dentes inclinados são aquelas que têm relativamente pouco flúor, orifícios e fissuras que retêm pronunciado chamada chapa.

Sintomas

      
    * Inflamação
    * A dor aguda
    * Aumento da sensibilidade a alimentos e bebidas quentes ou frias
    * Mau hálito

Se você suspeitar que sofre de cáries em qualquer dos seus dentes, consulte seu dentista, que podem detectar através de um exame visual ou pode exigir uma radiografia dentária.

Os especialistas recomendam a realização de uma série de radiografias de todos os dentes, pelo menos a cada três anos para acompanhar as condições em que eles ocorrem.

Um erro comum é deixar o movimento até que a dor das cavidades nos dentes, nestes casos, tudo o que você obtém é que a cárie pode ser prevenida progresso oportuna.


PREVENÇÃO


A chave para a prevenção da cárie é baseado em algumas estratégias gerais como:

      
    * Uma boa higiene oral
    * A aplicação de flúor
    * A colocação de vedantes
    * Evite doces muito doces e bebidas
    * Tente comer uma dieta equilibrada
    * Escovar os dentes três vezes ao dia ou depois de cada refeição
    * Floss
    * Use creme dental ou bochechos com flúor
    * Visite seu dentista regularmente ao dentista para uma limpeza

Não se esqueça que o check dental deve ser feita a cada 6 meses, embora nem todas as correções incluídas radiografias.Dependendo do parecer do dentista sobre o estado geral dos dentes, as radiografias podem ser realizadas entre 12 e 36 meses.


Tratamento

Envolve a remoção da estrutura dentária cariados e substituí-la por um enchimento especial.

Para diminuir a dor pode tomar um analgésico como o paracetamol ou o ibuprofeno, juntamente com uma compressa quente.

É importante não deixar o tempo passar e ir com dontólogo imediatamente para começar o tratamento e evitar um problema maior.
O dentista terá de remover o tecido podre com uma broca especial e colocar um material subjacente ao aterro sanitário. A substância é usada muitas vezes uma amálgama de prata e outros metais.

A dor termina quando você preencher a lacuna (buraco), como o preenchimento protege o nervo do dente.

A decadência não vai curar por conta própria, e pode piorar se não for tratada a tempo. Depois de ter sido tratado, sem problemas novos, excepto se provar amálgama.


Complicações e Endodontia

Quando as cáries não forem tratadas a tempo, pode tornar-se profundamente e, nestes casos, o dentista vai colocar um preenchimento temporário para permitir que o dente se curar antes de colocar um preenchimento permanente. Deixar uma rachadura no dente eo nervo pode conduzir à infecção e, em alguns casos, até mesmo a perda total do dente. Infecções causadas por cáries, se não tratadas a tempo, ser ampliada para formar um abcesso raiz do dente (coleção de pus). O pus pode acumular-se causando a inflamação da gengiva adjacente, ou muito difundida.

Quando decadência longe o suficiente para danificar a polpa de forma contínua, a única forma de eliminar o sofrimento é a remoção da polpa através do canal da raiz, um procedimento conhecido como canal ou extrair o dente finalmente.
Um molar endodonticamente tratados podem ser protegidas com uma coroa que cobre toda a superfície de mastigação.
Depois de uma semana ou duas de endodontia, você pode expressar algum desconforto, como febre, dor de cabeça ou uma dor de mandíbula. Estas complicações requerem atenção médica.

Se um dente, ele deve ser substituído o mais rapidamente possível, pois caso contrário, os dentes podem ser movimentados, alterando a mordida. A substituição destes pode ser uma ponte, uma prótese próteses parciais fixas e implantes para substituir dentes.

 

Fonte:saudedicas

"Para ter uma boa saúde geral, visite seu Médico Dentista regularmente"

Autoria e outros dados (tags, etc)

Registre-se na 1000expert