Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
O Blog sobre Medicina Dentária com informações sobre: Higiene, Educação, Prevenção e Tratamentos Atuais; relacionados a Saúde Oral de adultos e crianças. criado em 09/03/2010
Cuidados na hora de escolher os alimentos sólidos que vão entrar na dieta do bebê. Além de pensar nos nutrientes de cada refeição, deve-se também selecionar a consistência dos alimentos oferecidos. Isso porque, especialmente durante a primeira infância, o processo de mastigação está ligado ao processo da fala. De acordo com a fonoaudióloga Zelita Caldeira Ferreira Guedes, do Departamento de Fonoaudiologia da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), é importante que os alimentos líquidos, pastosos e sólidos sejam introduzidos na alimentação da garotada levando em conta a sua fase de crescimento. “Cada uma das etapas tem uma função na formação da estrutura física que, mais tarde, será utilizada também para a fala.” Confira as dicas da especialista: Siga as recomendações do pediatra da criança sobre a melhor forma de introduzir novos alimentos no cardápio e sempre o consulte para maiores orientações. Fonte: Nestlé
1. A mastigação das papinhas funciona como uma espécie de exercício para a língua e para a musculatura da face, que está se desenvolvendo ainda.
2. A mastigação dos alimentos um pouco mais duros vai auxiliar no rompimento da gengiva para o aparecimento dos dentes de leite. Por isso mesmo, é de extrema importância que os pais não ofereçam apenas alimentos pastosos, evitando prejudicar ou retardar o processo da dentição.
3. Combine alimentos de consistências diferentes para permitir o fortalecimento da estrutura da mastigação de seu filho. Variedade é a palavra de ordem: ofereça pratos saborosos, nutritivos e que contenham também alimentos de texturas variadas.