Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
O Blog sobre Medicina Dentária com informações sobre: Higiene, Educação, Prevenção e Tratamentos Atuais; relacionados a Saúde Oral de adultos e crianças. criado em 09/03/2010
A necrose ou infecção da polpa é um processo necrótico que normalmente resulta de cáries dentárias. Representa a destruição do tecido da polpa por liquefacção.
Quando a lesão é antiga um Raio-X mostra a destruição óssea na zona da raiz. Por vezes a necrose pode mostrar casos de grande infecção pela saída de pus na cavidade oral.
O dente deixa de ter sensibilidade e esta é a principal característica nesta fase.
O desenvolvimento duma lesão crónica é sintomática mas é visível em raio-x onde se mostra uma imagem clara em torno da raiz do dente.
O tratamento da necrose segue os princípios da pulpite. A infecção provoca um cheiro nauseabundo ao abrir o dente e obriga a um desinfecção cuidada do dente e dos canais afectados.
Em casos extremos é exigida a drenagem através da abertura através da perfuração da câmara da polpa. Deve ser acompanhado de antibióticos e em casos extremos de cirurgia.
Sintomas : dores consequentes da pulpite irreversível são consequência quase sempre presente. Por vezes poderá existir um abcesso na zona da infecção do dente.
Nesta fase as dores bastante agudas e persistentes. A dor na mastigação é evidente.
O cheiro desagradável torna-se mais intenso devido ao abcesso e poderão surgir sintomas como febre e nodúlos linfáticos alterados.
Causa: A bactéria já infectou a polpa e infiltrou-se no ligamento periodontal e o osso da mandíbula.
Tratamento: Extracção. Uso de antibióticos e por vezes drenagem da infecção.