Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
O Blog sobre Medicina Dentária com informações sobre: Higiene, Educação, Prevenção e Tratamentos Atuais; relacionados a Saúde Oral de adultos e crianças. criado em 09/03/2010
Durante muito tempo, o atendimento e a assistência odontológica curativa e preventiva para as crianças, iniciava-se aos 3 anos de idade. Segundo estudos mais recentes, a primeira visita ao dentista deveria acontecer por volta dos 12 meses de idade. Várias pesquisas realizadas demonstraram que, já no primeiro ano de vida do bebê, existe a presença de hábitos inadequados como, por exemplo, a ausência de procedimentos de higiene bucal (68,66%) e amamentação noturna, no peito e/ou mamadeira (86,57%). Vários estudos comprovaram que quase 6% dos bebês possuíam uma alta freqüência no consumo de açúcar; 33% foram contaminados pelas mães através da saliva e cerca de 13% apresentam lesões cariosas já no primeiro ano de vida. Assim fica ainda mais reforçada a questão da prevenção da saúde bucal. O sucesso em obter crianças livres de cárie, é evidência da implementação precoce da prática preventiva e que a cárie tipo mamadeira é um exemplo de um inadequado programa de saúde bucal.
A prevenção da doença cárie em bebês inicia-se com a educação dos pais. Como os pais usualmente não têm acesso às informações para orientá-los em relação à saúde bucal de seus filhos, exceto através da conversa com dentistas, a saúde bucal das crianças está na relação direta do grau de informação dos pais. Outros, no entanto, não têm consciência da necessidade dos cuidados precoces dos dentes, sendo observado que a maioria das crianças sequer foram examinadas por dentistas a menos que tenham alcançado a idade escolar, quando o exame dentário é realizado. A visita precoce além de estabelecer uma relação amigável com a introdução dos cuidados para a saúde bucal para criança e pais, estabelece decisões críticas e fundamentais com respeito a padrões de amamentação, suplementação de flúor e programa de higiene bucal.