Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]





calendário

Março 2010

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031

Pesquisar

 



Links

Ministério da Saúde

Medicina Dentária no Moçambique

Blogs do Moçambique





Cárie

Terça-feira, 09.03.10

A razão para escovarmos e passarmos o fio dental é remover a placa, uma película bacteriana incolor e pegajosa que se forma constantemente sobre os dentes. A placa é uma das principais causas de cárie.
Como a placa causa a cárie nos dentes?
As bactérias na placa reagem com o açúcar dos alimentos que comemos para produzir ácidos que podem atacar e enfraquecer o esmalte dental (a capa dura e protetora sobre nossos dentes), abrindo caminho para as cáries se desenvolverem.

Há três locais diferentes onde a cárie em um dente pode ocorrer:

A cárie nas superfícies oclusais dos dentes ocorre quando a placa fica presa nas ranhuras. Esse tipo é o mais comum em crianças, pois elas freqüentemente pulam essas áreas durante a escovação. A cárie entre os dentes ocorre quando a placa se fixa nessas superfícies de difícil acesso.
Essas áreas não podem ser alcançadas somente com a escova de dentes podendo ocorrer cáries se você não usar fio dental ou limpar entre os dentes regularmente. A cárie nas superfícies radiculares dos dentes ocorre se você sofreu recessão gengival ou perda óssea, estando isso freqüentemente associado com doença gengival ou periodontite.
Também é mais comum com o envelhecimento, pois a gengiva começa a se retrair. Caso a placa se forme sobre raízes expostas dos dentes, que não são protegidas pelo esmalte, as cáries irão se desenvolver rapidamente.

"Para ter uma boa saúde geral, visite seu Médico Dentista regularmente"

Autoria e outros dados (tags, etc)

Registre-se na 1000expert