Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



_______________________________________________________________________

"A sua Saúde Bucal está integralmente ligada com a sua Saúde Geral"

_______________________________________________________________________

 

Equipa OdontoGeral


Tabaco e Odontologia

por Equipa OG, em 24.04.10

O vício do tabagismo além de afetar o sistema cardio-respiratório, tem grande influência sobre a saúde bucal.

O fumo pertence aos mais importantes fatores de risco das doenças periodontais. Tem sido relatado que as doenças periodontais em aproximadamente metade de todas as pessoas entre 19 e 30 anos de idade e em cerca de 1/3 dos indivíduos entre 31 e 40 anos está associada ao fumo. Um argumento forte para se abandonar o fumo seria que as chances de ter doenças periodontais são menores nos ex-fumantes do que nos atuais. Contudo, os ex-fumantes dobraram a probabilidade de ter doenças periodontais, em comparação com aqueles que nunca fumaram.

A probabilidade de ter doenças periodontais aumenta de acordo com o número de cigarros consumidos. De fato, existe uma relação positiva linear entre aumento de quantidade de fumo e aumento dos níveis de perda de inserção periodontal.

Ainda mais perturbador é o fato de que o risco de perda óssea alveolar para os fumantes inveterados é sete vezes maior do que para aqueles que nunca fumaram. Além do mais, a perda óssea está ligada às doenças periodontais.

A relação entre o fracasso dos implantes e o fumo se encontra no fato de que a baixa densidade óssea pode ser observada com maior freqüência nos fumantes do que nos não fumantes, indicando que os fumantes podem ter predisposição a qualidade óssea pobre.

Embora os mecanismos pelos quais o fumo influencia a integração do implante não sejam claros, a vasoconstrição sistêmica e o fluxo sangüíneo reduzido foram fatores observados nos fumantes. A vascularização diminuída do osso provavelmente será o componente predominante que levará ao fracasso dos implantes em fumantes. Este fenômeno é reversível após a parada do fumo, fato que melhora o índice de sucesso dos implantes. O índice de sucesso na integração do implante em fumantes pode ser muito melhor com o uso de um protocolo para parar de fumar.

Além dos problemas periodontais e do maior índice de insucesso dos implantes em fumantes, o fumo gera também um hálito desagradável e manchas nos dentes que enfeiam o sorriso e que só são removidas através da profilaxia no consultório odontológico .


 

"Para ter uma boa saúde geral, visite seu Médico Dentista regularmente"

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 15:35



___________________________________________


___________________________________________

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By OdontoGeral

___________________________________________



___________________________________________

Widget do Tempo
ScreenSaver Forecast by yr.no

free counters

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner




Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Links

Ministério da Saúde

Medicina Dentária no Moçambique

Blogs do Moçambique