Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Veja o vídeo e Registre-se na 1000EXPERT



calendário

Novembro 2011

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930


Pesquisar

 



Links

Ministério da Saúde

Medicina Dentária no Moçambique

Blogs do Moçambique






Utilização de fluoretos

Quarta-feira, 02.11.11



A utilização de flúor sob diferentes formas é hoje considerada como a medida mais eficaz de prevenção da cárie dentária. Quando, como em Portugal, as águas de consumo não são naturalmente fluoretadas e a sua fluoretação artificial não foi posta em prática, deve recorrer-se a outras formas de administração sistêmica de flúor. Dos diferentes métodos alternativos à fluoretação das águas de consumo, a utilização de comprimidos de flúor constitui, por razões práticas e de eficácia, o método de eleição não só na clínica privada como em Saúde Pública. Tem sido amplamente demonstrado, com efeito, que os comprimidos de flúor constituem um método eficaz e seguro para reduzir a cárie dentária em crianças, verificando-se que o efeito cariostático é máximo quando a sua ingestão se faz desde o nascimento até aos 13-14 anos e aceitando-se, geralmente, que a utilização de suplementos dietéticos de flúor durante a infância tem um efeito sobreponível ao da água fluoretada.

Métodos tópicos de utilização de flúor têm-se revelado também do maior interesse não só em crianças como nos adultos. Os dentífricos fluore-tados e os bochechos com soluções fluoretadas constituem os meios de utilização tópica de flúor com maior interesse não só em clínica privada como em Saúde Pública. São meios eficazes, práticos e econômicos. A ação cariostática dos dentífricos fluoretados é hoje universalmente reconhecida e, em relação aos bochechos com soluções fluoretadas, demonstrou--se que constituem um método eficaz na redução da cárie, sendo os valores de redução variáveis entre 20% e 50%. Existem outras formas de aplicação tópica de flúor que, em alguns casos, podem estar particularmente indicadas. A ação cariostática do flúor quando utilizado topicamente ou por via geral exerce-se, muito provavelmente, por diferentes mecanismos.

Tem sido referida uma redução adicional da prevalência de cárie dentária em relação com a utilização combinada de métodos sistêmicos e tópicos ou de diferentes métodos tópicos. Segundo Horowitz e col., a combinação de diferentes métodos de auto-aplicação e a sua utilização simultânea podem produzir benefícios cariostáticos adicionais, particularmente quando incorporam diferentes concentrações de flúor, freqüências de aplicação e modos de administração.

 

fonte:drashirleydecampos

"Para ter uma boa saúde geral, visite seu Médico Dentista regularmente"

Autoria e outros dados (tags, etc)

Registre-se na 1000expert




Flag Counter