Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Veja o vídeo e Registre-se na 1000EXPERT



calendário

Dezembro 2010

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031


Pesquisar

 



Links

Ministério da Saúde

Medicina Dentária no Moçambique

Blogs do Moçambique






Os problemas na boca são comuns em pessoas com SIDA

Segunda-feira, 20.12.10

Problemas bucais são bastante comuns em portadores do vírus HIV. Mais de 1/3 das pessoas com AIDS tem condições bucais que aparecem em decorrência do sistema imunológico enfraquecido. Embora a combinação de terapia antiretroviral tenha tornado problemas bucais menos comuns, alguns tipos de problemas na boca ocorrem mais com esse tipo de tratamento.

Problemas na boca pode ser dolorosos e ocasionar outros problemas

Pessoas com AIDS podem ser informadas que os problemas bucais são menores comparados com outras coisas que terão que lidar. Porém, eles causam embaraço e desconforto que afetam as pessoas. Problemas na boca também ocasionam dificuldades na alimentação. Se a dor ou sensibilidade na boca tornar difícil mastigar e engolir, ou fizer o gosto da comida ficar ruim, a pessoa pode não se alimentar bem. Isso é ainda pior ao considerar que o médico pode aconselhar o paciente a comer mais do que o normal para ter mais energia para lidar com o vírus HIV.

Os problemas na boca em pessoas com AIDS podem ser tratados

Os problemas bucais mais comuns relacionados à AIDS podem ser tratados. Então, converse com seu médico ou dentista sobre qual tratamento seria apropriado. Lembre-se que com o tratamento adequado sua boca pode melhorar. E é importante para pessoas portadores com o HIV não somente viver mais, mas também viver melhor.

Quais são os problemas na boca mais comuns em pessoas com AIDS

Os problemas bucais mais comuns em pessoas com AIDS incluem:
* Úlceras aftosas.
* Herpes.
* Leucoplaquia (manchas brancas causadas pelo vírus Epstein-Barr).
* Candidíase.
* Verrugas.

Boca seca em pessoas com AIDS

A boca seca ocorre quando a pessoa não tem saliva suficiente para manter a boca molhada. A saliva ajuda a pessoa a engolir e digerir alimentos, protege os dentes da degeneração, e previne infecções ao controlar os fungos e bactérias na boca. Sem saliva suficiente a pessoa pode sofrer degeneração dos dentes, infecções, e ter problemas para mastigar e engolir. A boca também pode parecer pegajosa, seca, e com sensação de queimação. Também podem ocorrer lábios rachados.

Para ajudar com a boca seca, pode-se tentar:
* Beber freqüentemente água e bebidas sem açúcar.
* Mastigar chiclete sem açúcar.
* Evitar álcool e tabaco.
* Evitar alimentos salgados.
* Usa um umidificador à noite.

Converse com seu médico ou dentista sobre a prescrição de saliva artificial, a qual pode ajudar a manter a boca molhada.

 

Fonte:copacabanarunners

"Para ter uma boa saúde geral, visite seu Médico Dentista regularmente"

Autoria e outros dados (tags, etc)

Registre-se na 1000expert




Flag Counter